O NewJeans pode não ter permissão para se apresentar no Vietnã devido às supostas filiações políticas do membro Hanni.
Desde fevereiro de 2023, a membra australiano-vietnamita Hanni tem enfrentado reações políticas no Vietnã. Hanni nasceu em Melbourne, Austrália, mas seus pais e avós são do Vietnã. Em fevereiro, uma das maiores comunidades de K-pop no Vietnã no Meta, K Crush Động, postou supostas fotos de família de Hanni. O grupo então destacou antigos emblemas do regime sul-vietnamita dentro da casa da família de Hanni e em seus negócios nas fotos, acusando a família de Hanni de ainda apoiar o Sul do Vietnã.
O Sul do Vietnã, ou República do Vietnã, foi o estado apoiado pelos Estados Unidos que existiu de 1955 até o fim da Guerra do Vietnã em 1975. Agora que o Partido Comunista do Vietnã governa o país, a suposta lealdade ou associação com o Sul do Vietnã resultou em uma grande reação contra a membra do grupo. Alguns até especulam que o Partido Comunista do Vietnã censura conteúdo relacionado ao NewJeans por esse motivo.
Claro, nem todos estão odiando Hanni e o NewJeans, mas foi dito que a pressão social não dita está tornando menos desejável apoiar o grupo em público. Um insider no Vietnã comentou: “Certamente existem fãs que apoiam o NewJeans independentemente dos argumentos políticos em curso, mas é arriscado apoiá-los abertamente em público. No entanto, não houve censura oficial por parte do governo ou da mídia.”
Ele continuou: “O NewJeans e Hanni são bem reconhecidos no Vietnã, mas é verdade que muitas pessoas são contra o grupo. E parece improvável que o governo permitirá que o NewJeans se apresente no Vietnã.”
fonte soompi