Um dos filmes animados de guerra mais aclamados pela crítica de todos os tempos estará disponível exclusivamente na Netflix em todo o mundo neste outono. “Túmulo dos Vaga-lumes”, o drama de guerra anime de 1988 do Studio Ghibli, fará sua estreia na Netflix em 16 de setembro de 2024.
O perfil oficial de Anime da Netflix no X (antigo Twitter) anunciou que o filme mais sombrio do Studio Ghibli, ambientado durante a Segunda Guerra Mundial no Japão, será transmitido exclusivamente para assinantes da Netflix a partir de meados de setembro. O filme segue dois órfãos de guerra, Seita e Setsuko, enquanto lutam para sobreviver sozinhos em Kobe, Japão, durante os meses finais da Guerra do Pacífico.
Baseado na história curta semi-autobiográfica de Akiyuki Nosaka e dirigido por Isao Takahata, “Túmulo dos Vaga-lumes” conta a história dos irmãos órfãos Seita e Setsuko, que lutam pela sobrevivência em meio à devastação do Japão pós-guerra. O filme comovente do Studio Ghibli estreará em 16 de setembro, exclusivamente na Netflix!
O filme é baseado na história de 1967 de Akiyuki Nosaka, que faleceu em 2015. As tragédias que Nosaka vivenciou, como a perda de duas irmãs devido à desnutrição e a morte de seu pai adotivo no bombardeio de Kobe em 1945, inspiraram os eventos de sua história e do filme animado. “Túmulo dos Vaga-lumes” ganhou o 58º Prêmio Naoki em 1967, um prêmio que reconhece a excelência na literatura japonesa. Nosaka também recebeu um Prêmio Naoki por American Hijiki, outra história sobre a geração marcada pela guerra.
“Túmulo dos Vaga-lumes” é facilmente um dos filmes mais sombrios do Studio Ghibli. Isao Takahata, cofundador do Studio Ghibli, escreveu e dirigiu a adaptação animada deste filme para o renomado estúdio. Enquanto a maioria da biblioteca animada do Studio Ghibli apresenta imagens fantásticas e é geralmente adequada para todas as idades, esses filmes muitas vezes abordam temas mais adultos, como os horrores da guerra. Em contraste com filmes como Meu Vizinho Totoro ou Kiki’s Delivery Service, “Túmulo dos Vaga-lumes” é ancorado em uma realidade brutal e um tom sombrio, contando uma história tocante sobre aqueles que sofreram na Segunda Guerra Mundial.