Anteriormente, havíamos relatado que a Coreia do Norte enviou balões cheios de fezes de animais e lixo para territórios sul-coreanos como resposta aos panfletos anti-norte-coreanos enviados através da fronteira por organizações de direitos humanos na Coreia do Sul.
O JCS revelou que, após inspeção, os balões foram encontrados cheios principalmente de lixo de papel e não representavam nenhum risco à segurança. Em uma declaração oficial, Seul respondeu às ações da Coreia do Norte, dizendo que “seria recebida com as consequências que merece” se continuasse.
No solo, no entanto, a Coreia do Sul já respondeu aos balões com seus alto-falantes gigantes do outro lado da fronteira. Os militares começaram a fazer transmissões de propaganda na quinta-feira, 18 de julho, KST. A primeira rodada de transmissões supostamente envolveu alto-falantes instalados perto da seção ocidental da fronteira fortificada e continuou por aproximadamente 10 horas. De acordo com relatos, os alto-falantes também foram tocados nos dois dias seguintes.
Em junho, quando a Coreia do Sul respondeu aos balões de lixo da Coreia do Norte tocando músicas de K-Pop na fronteira, isso criou alguma tensão nas comunidades de fãs.