Dica de Gramática Coreana: Como Usar Partículas de Sujeito (이/가) e de Tópico (은/는)

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By Johnnathan Carvalho

Aprender coreano pode ser desafiador, especialmente quando se trata de entender as nuances das partículas de sujeito e de tópico. Essas partículas são essenciais para construir frases corretas e expressar ideias de forma clara. Vamos explorar como e quando usar essas partículas, que são uma das dúvidas mais comuns entre os estudantes de coreano.

O Que São as Partículas de Sujeito (이/가)?

As partículas e são usadas para marcar o sujeito de uma frase. Elas indicam sobre quem ou o que a frase está falando. Dependendo do contexto, o uso dessas partículas pode enfatizar a importância do sujeito na ação descrita.

é usada quando o sujeito termina em consoante:

Exemplo: 학생 책을 읽어요. (O aluno lê um livro.)
Aqui, a partícula é usada porque ‘학생’ (aluno) termina em consoante. Ela simplesmente indica quem está realizando a ação.

é usada quando o sujeito termina em vogal:

Exemplo: 친구 와요. (O amigo está vindo.)
Neste caso, ‘친구’ (amigo) termina em vogal, então a partícula é usada. A partícula pode também ser usada para destacar que é especificamente aquele amigo que está vindo, em contraste com outros.

Mais Sobre as Partículas de Sujeito (이/가)

As partículas 이/가 são frequentemente usadas em contextos onde se quer introduzir uma nova informação ao interlocutor. Por exemplo, ao responder perguntas como “Quem está vindo?” ou “O que está acontecendo?”, essas partículas são usadas para fornecer a nova informação, destacando o sujeito da ação.

Além disso, em frases mais complexas ou naquelas com mais de um sujeito, 이/가 ajuda a diferenciar claramente quem está realizando cada ação. Isso é especialmente útil em conversas onde múltiplas ações e sujeitos são discutidos.

O Que São as Partículas de Tópico (은/는)?

As partículas e são usadas para marcar o tópico da frase, que é o que está sendo discutido ou enfatizado. Essas partículas são fundamentais para dar estrutura à frase, ajudando o falante a enfatizar ou contrastar informações com maior clareza.

é usada quando o tópico termina em consoante:

Exemplo: 저는 학생 공부해요. (Eu estudo, mas outros podem não estudar.)
Aqui, ‘학생’ (aluno) é o tópico da frase, e a partícula indica que o falante está comparando ou contrastando sua própria situação com a de outros.

é usada quando o tópico termina em vogal:

Exemplo: 친구 재미있어요. (Quanto ao meu amigo, ele é divertido.)
‘친구’ (amigo) termina em vogal, então é usada. Neste caso, a frase pode estar contrastando as qualidades do amigo com as de outra pessoa ou com uma expectativa anterior.

Mais Sobre as Partículas de Tópico (은/는)

As partículas 은/는 são frequentemente usadas para introduzir um tema ou tópico em uma conversa. Elas são especialmente úteis para criar contraste entre diferentes sujeitos ou para destacar uma informação específica dentro de um contexto maior.

Por exemplo, quando alguém quer falar sobre sua rotina diária e deseja destacar uma atividade específica em contraste com outras, 은/는 é ideal.
Exemplo: 저는 아침에는 운동하고, 저녁에는 책을 읽어요. (De manhã, eu me exercito, e à noite, eu leio um livro.)
Aqui, as partículas são usadas para contrastar as atividades em diferentes momentos do dia.

Quando Usar 이/가 vs. 은/는

Uma das maiores dificuldades dos estudantes é saber quando usar 이/가 em vez de 은/는. Aqui estão algumas dicas para facilitar a escolha:

이/가 é usado para introduzir novas informações ou responder à pergunta “quem?” ou “o que?”.

Exemplo: 누구 왔어요? (Quem veio?) 친구 왔어요. (O amigo veio.)
Nesse caso, é usado porque a informação sobre quem veio é nova para o ouvinte.

은/는 é usado para contrastar ou enfatizar, ou quando o tópico já foi mencionado antes na conversa.

Exemplo: 저는 한국어를 공부해요. (Eu estudo coreano.) 친구는 일본어를 공부해요. (Meu amigo estuda japonês.)
Aqui, é usado para contrastar o que o falante e seu amigo estudam, destacando a diferença entre as duas situações.

Dica Prática

Uma maneira prática de entender a diferença é lembrar que 이/가 foca no sujeito da ação, enquanto 은/는 foca no contexto ou no contraste. Ao ler ou escutar frases em coreano, tente identificar o que está sendo enfatizado: o sujeito ou o contexto? Isso ajudará a escolher a partícula correta.

Outra dica útil é praticar ouvindo nativos coreanos e anotando como eles usam essas partículas. A repetição e a exposição ao uso natural dessas partículas em diferentes contextos ajudarão a solidificar sua compreensão.

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