Mais um caso de racismo no futebol: Clube envolvido não se desculpa e diz que reações foram exageradas

Foto do autor

By Johnnathan Carvalho

Durante um amistoso de pré-temporada, Hwang Hee Chan, atacante do Wolverhampton no Campeonato Inglês e jogador da seleção coreana, enfrentou insultos raciais e foi chamado de “Jackie Chan” por jogadores do clube italiano Como. Depois que uma polêmica surgiu, em resposta, Como emitiu um comunicado desconcertante, alegando que a reação ao incidente foi “muito exagerada”. 

Era esperado que o clube, por meio de um comunicado, pedisse desculpas pelo ocorrido, visto que muitos se sentiram ofendidos, porém em vez disso eles ofereceram uma explicação absurda sobre a situação. 

Confia o pronunciamento abaixo:

Tradução:

“Nosso clube não tolera o racismo e condena todas as suas formas da forma mais veemente possível.
Conversamos com o zagueiro em questão para entender o que foi dito. Ele nos contou que o comentário que fez ao seu co-defensor foi “ignore-o, ele pensa que é Jackie Chan”.
Depois de conversar longamente com nosso jogador, estamos confiantes de que isso foi uma referência ao nome do jogador e às constantes referências a ‘Channy’ feitas pelos próprios companheiros em campo.
No que diz respeito ao nosso clube, o nosso jogador não disse nada de forma depreciativa.
Estamos desapontados que a reação de alguns jogadores do Wolves tenha levado o incidente a ser exagerado.”

O companheiro de equipe de Hwang Hee Chan, Daniel Podence (Portugal), deu um soco no jogador adversário imediatamente após o comentário e foi expulso. Após a partida, o técnico do Wolverhampton, Gary O’Neil, disse: “Channy ouviu um comentário racista realmente decepcionante. Perguntei se ele queria parar de jogar, mas ele queria continuar.” O Wolverhampton emitiu um comunicado oficial declarando: “O racismo de qualquer forma nunca pode ser tolerado. Vamos apresentar uma queixa oficial à UEFA sobre este incidente.”

A suposição de que todos os asiáticos orientais são parecidos é um exemplo clássico de racismo. Um caso notável ocorreu no mês passado, quando o jogador do Tottenham, Rodrigo Bentancur, enfrentou críticas por dizer que não conseguia distinguir entre Son Heung Min e seu primo. Apesar disso, Como ofereceu uma explicação absurda em vez de oferecer um pedido de desculpas.

fonte: allkpop

Deixe um comentário